Defendida aposta no capital humano e nas TIC para a construção de sociedades mais justas

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, defendeu nesta quarta-feira [18.10.2023] que os desafios globais nos forçam a olhar, cada vez mais, para a formação técnica profissional e a nível das especialidades para o garante de um capital humano altamente qualificado no domínio da Ciência, Tecnologias, Engenharias, Matemática e Artes (STEMA), e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

“A formação do Capital Humano qualificado reclama uma abordagem holística e articulada, em que o segmento da educação e da formação profissional comuniquem, cooperem e definam estratégias de intervenção integradas, não só entre si, mas também com o sector privado”, referiu Esperança da Costa, ao intervir no “I Congresso Internacional sobre Ciência, Inovação e Desenvolvimento da Lusofonia”, que decorre em Cabo Verde.

Na sua intervenção, a Vice-Presidente sublinhou que os países lusófonos, com realce para os PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa], são constituídos maioritariamente por jovens, o que torna imperioso olhar para o dividendo demográfico perante a necessidade de se construir uma sociedade justa, pacífica, inclusiva e sustentável, onde a inovação e a competitividade permitam taxas mais elevadas de valor acrescentado.

Sobre o congresso, a Vice-Presidente da República disse constituir uma oportunidade ímpar para a troca de experiências, construção de parcerias, e fortalecimento da cooperação entre as instituições de ensino superior dos Países da Lusofonia, “nesta era da inteligência artificial.

Deve, disse ainda, continuar-se a fazer uma forte aposta no investimento das competências digitais, necessárias para os desafios actuais”.

Destinado a investigadores, académicos, decisores, estudantes universitários, o “I Congresso Internacional sobre Ciência, Inovação e Desenvolvimento da Lusofonia” aborda temas como “Os Caminhos para uma investigação científica de qualidade na Lusofonia, promovendo o diálogo entre as universidades, o poder político e as empresas” e “Ciência, tecnologia e inovação nos países lusófonos: desafios e oportunidades no século XXI”.

Ao lado do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Pereira Neves, e do Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, entre outras personalidades, a Vice-Presidente da República integra a Comissão de Honra do congresso.
[21:51, 18/10/2023] Dr Eleazar Vandunem: Édio, boa noite. Espero que estejas melhor.
Envio 4 textos para os devidos efeitos (Página e partilha com plataformas digitais). O Director disse que já articulou contigo.
Feliz Noite.

Previous Angola aposta na investigação científica para garantir segurança alimentar e conservar o ecossistema, afirma VPR

Governo

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados